WhatsApp: +54 11 3770-1289
Antigo Teatro Politeama

Vem aí o novo Teatro Politeama. Conheça a história da célebre sala

O Teatro Politeama ficava na famosa Avenida Corrientes, região famosa em Buenos Aires pela grande concentração de teatros e cinemas.

Foi inaugurado em 1879 com a presença do presidente Domingo Faustino Sarmiento, e foi um dos primeiros teatros da Argentina.

Mas, além de sua relevância artística, esta sala se converteu em um marco histórico depois de seu fechamento.

Após um período de grande esplendor e reconhecimento internacional o Teatro Politeama se transformou num terreno baldio em meio a edifícios modernos, letreiros luminosos e o olhar indiferente de milhares de pedestres.

O Politeama foi um dos teatros más emblemáticos de Buenos Aires: por ele passaram importantes obras e artistas de renome, tendo sido espaço preferencial dos melhores bailes da cidade desde o século XIX.

Porém, em 1958 o glamour terminou; o Teatro Politeama foi demolido para se construir em uma torre de edificios, projeto que nunca se concretizou. Desde então o terreno caiu no esquecimento.

O novo Teatro Politeama

Agora, 140 anos após sua inauguração, voltará a abrir as portas, capitaneado pelo premiado diretor de cinema Juan José Campanella.

Foram investidos no novo projeto 1,5 milhão de dólares, com o apoio do Banco Ciudad.

Ao ser erigido do zero, o teatro – que terá sua entrada pela calle Paraná – contará com altíssima tecnologia em matéria de projeção, som e iluminação; estará preparado para a realização de musicais, terá uma caixa cênicas com 23 metros e orquesta; o novo Politeama foi desenhado para que o palco possibilite visão perfeita de qualquer posição.

O novo Teatro Politeama terá 700 lugares e vai funcionar numa área projetada dentro do edifício construído em seu lugar original.

A demolição do antigo Politeama gerou tanta polêmica e críticas que no ano seguinte foi sancionada a lei nacional nº 14.800, que estabelece que em caso de ser demolido um teatro o novo projeto de construção deve incluir obrigatoriamente uma sala de espectáculos com características similares à anterior.

Cartão Postal antigo do Teatro Politeama e Avenida Corrientes
Cartão Postal antigo do Teatro Politeama e Avenida Corrientes

Neste contexto, a construção do novo Teatro Politeama é parte de um empreendimento imobiliário maior: a “Lex Tower”, uma torre de escritórios envidraçada de 30 andares.

Edifício do novo Teatro Politeama na Avenida Corrientes
No mesmo ângulo da foto anterior, o edifício que vai abrigar o novo Teatro Politeama

Avenida Corrientes: Polo de teatros mundial

A Argentina é um dos países com mais teatros no mundo. De acordo com um levantamento feito pelo Sistema de Informação Cultural da Argentina (Sinca) em novembro de 2018, o país conta com 1591 salas de exibição de artes cênicas. 70% delas são salas de teatro.

A maioria destas salas estão concentradas em Buenos Aires, onde funcionam 50% dos teatros registrados. Se você pesquisar por teatros em Buenos Aires e fizer um roteiro por GPS, a avenida Corrientes é o grande polo teatral, com mais de 30 salas, entre comerciais e independentes.

Tags:,

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários neste site refletem a opinião de seus autores, e não necessariamente a visão do portal Viajari.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *

© 2020 Viajari Internacional S.R.L.