Suporte 0800 444 6655
Órgão da Basílica de Lujan

A incrível história do órgão da Basílica de Luján

O órgão é descomunal, mas ninguém percebe. Quando entra na Basílica de Luján, o visitante fica de costas para o órgão.

Atualmente sob os cuidados da Gendarmería (a Polícia Militar argentina), mede 14 metros de frente e 7 de profundidade. Pesa 12 toneladas. É composto por 3800 tubos, listones e foles. É uma maravilha artesanal de precisão industrial. O mais importante desse tipo em toda a América Latina.

Foi fabricado na França no final do século XIX e doado à Igreja argentina em 1908. Nos anos 1990, foi declarado Monumento Histórico Nacional. Para os especialistas é como um Stradivarius dos órgãos.

O nome dessa maravilha é Cavaillé-Coll e carrega um pequeno detalhe:
Ninguém o toca desde 1976. Está danificado. Em silêncio há 40 anos.

Em 2003 o ex-presidente Néstor Kirchner prometeu restaurar a obra-prima, quando foi anunciado o projeto de remodelação da Basílica. Mas o Cavaillé continua lá, calado. Vulnerável como nunca, recebendo umidade e poeira da obra inacabada.

Órgão da Basílica Lujan
Órgão da Basílica Lujan
Órgão da Basílica Lujan em situação de abandono

Quem foi Aristide Cavaillé-Coll?

Até a metade do século XVIII o “Fortepiano” se transformou no instrumento preferido dos compositores e intérpretes. A atividade de tocar órgãos e cravos decaiu de forma abrupta durante esse tempo. O piano era um instrumento muito mais expressivo, com o qual se conseguia dinâmicas mais sonoras.

O órgão como o “Rei dos instrumentos” parecia estar destinado a desaparecer, quando um joven francês de grande talento, Aristide Cavaillé-Coll, conseguiu fazer reviver o instrumento.

Foi Cavaillé-Coll que começou uma nova escola de órgãos, um novo estilo de instrumentos. Cavaillé-Coll transformou o órgão em um instrumento expressivo, sinfónico, um instrumento completamente novo para sua época. Por seus inventos e experimento, Aristide passou a ser o símbolo da mudança e um pilar importante da história dos órgãos tubulares.

No século XIX foram construidos seus instrumentos mais famosos: Notre Dame e Saint Sulpice (Paris).

Quer conhecer o Órgão da Basílica de Luján?

Basilica Nacional de Luján
Endereço:
San Martín 51 • Luján
Província de Buenos Aires • Argentina

Telefones:
(02323) 42-0058 / 42-1070 / 42-1768
Fax: (02323) 42-1252

info@basilicadelujan.org.ar
secretariabasilicadelujan@gmail.com

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *