Informação geral

O Jardim Botânico do Rio é uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade maravilhosa.

É um exemplo da diversidade da flora brasileira e mundial, em que podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.

Atividades

  • Ingressos: R$ 15,00 (Somente em dinheiro).

Meia entrada (Portaria JBRJ nº 052/2016)
O benefício da meia entrada se aplica a:
I- Estudantes regularmente matriculados em instituição de ensino, pública ou privada, nos níveis e modalidades previstos no Título V da Lei nº 9394/96, mediante apresentação de documento que comprove a matrícula. (Estudantes da rede pública em visitação escolar têm gratuidade).
II - Pessoas com deficiência
III - Jovens até 21 anos, mediante documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional.
IV - Jovens de baixa renda (idade entre 15 e 29 anos) que pertençam a família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal - CadÚnico. Direito a benefício mediante apresentação da Identidade Jovem.
V - Pessoas a partir de 60 anos.

Gratuidade para:
• Crianças até 5 anos
• Visitação escolar: estudantes da rede pública de ensino e professores em visitas escolares. As escolas deverão preencher o formulário de visitação escolar disponível na bilheteria.

Riscos de atividades no Jardim Botânico

Toda atividade realizada em ambientes naturais ou construídos pelo Homem, mas com muitos elementos da natureza, oferece riscos para as pessoas. No arboreto do Jardim Botânico não é diferente.
Aqui temos árvores altas, plantas com espinhos ou venenosas, cascatas e lagos com musgo, além de animais silvestres.
Assim, nossos visitantes devem ter cuidado e estar atentos com as crianças, pois existem riscos associados a tombos, quedas de galhos e folhas grandes, ferimentos em geral, intoxicação pelo contato ou ingestão de folhas, raízes ou frutos, ou mesmo causados pelos animais (que não são domesticados, podem morder, arranhar ou picar).

É preciso evitar permanecer sobre os canteiros, subir em árvores, esmagar ou ingerir plantas e frutos, manusear cactos e outras espécies com espinhos, mexer em arbustos ou montes de folhas nos canteiros, andar em locais cobertos por musgos, se aproximar dos animais, enfim, qualquer situação que possa ocasionar problemas para as pessoas, as plantas e os animais.

Às vezes, vendavais ocorrem e podem provocar danos nas árvores (algumas bem idosas); nesses momentos, talvez seja necessário evacuar o arboreto, para não expor os visitantes e funcionários a acidentes. Colabore e saia o mais rápido possível (sem correr); nossa equipe orientará esse procedimento e dará todas as explicações. Aproveite e leia a Rotina de Evacuação do Arboreto na íntegra.

Divirta-se em segurança com sua família e amigos, desfrute das belezas do Jardim Botânico, caminhe pelas aleias centenárias, faça muitas fotos e retorne para casa feliz pelos momentos que aqui esteve.

Horários disponíveis

COMO CHEGAR
• Rua Jardim Botânico, 1008 - bicicletários e estacionamento exclusivo para pessoas com severas deficiências de locomoção (veículos adesivados); permitida entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas).
• Rua Pacheco Leão, 101 - somente pedestres.

CONTATO
Centro de Visitantes: (21) 3874-1808 / 3874-1214

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
  • Segundas-feiras: das 12h às 17h
    De terça a domingo: das 8h às 17h
Dúvidas? Fale conosco e organizamos seu tour

Zona Sul do Rio de Janeiro

Zona Sul do Rio de JaneiroA Zona Sul do Rio de Janeiro é uma área geográfica da cidade localizada entre o Maciço da Tijuca, a Região Oceânica e a Baía de Guanabara. Dentre outras sub-regiões, podemos destacar 18 bairros integrantes da Zona Zorte. Em ordem alfabética: Botafogo Catete Copacabana‎ Cosme Velho Flamengo Gávea‎ Glória‎ Humaitá Ipanema‎ Jardim Botânico Lagoa Laranjeira Saiba mais

Ainda não há avaliações em tour.