WhatsApp: +54 11 3770-1289
Pasaje de la Defensa - Antigo casarão histórico em San Telmo

Pasaje de la Defensa – Antigo casarão histórico em San Telmo

No bairro histórico de San Telmo está localizada uma joia da arquitetura de outros tempos: A Casa dos Ezeiza ou como ficou conhecidos após a restauração, Pasaje de la Defensa.

O casarão é uma antiga moradia familiar em estilo italianizante localizada na calle Defensa nº 1179, a meia quadra da Plaza Dorrego, outro ponto clássico do bairro de San Telmo.

História

O casarão foi construído na década de 1870 pelos Ezeiza, uma família aristocrática que dá nome a algumas localidades de Buenos Aires.

Em 1871 houve a célebre epidemia de febre amarela em Buenos Aires, e os Ezeiza abandonaram a casa para se mudar para o Barrio Norte, como fizeram também tantas outras famílias da classe alta portenha, que deixaram zonas como a de San Telmo e Monserrat para viver na zona norte, como o bairro da Recoleta.

• Em 1910 funcionou no casarão uma escola primária
• Depois foi sede do Instituto Nacional de Surdo-mudos
• A partir de 1930 se transformou em cortiço (os famosos “conventillos”) onde chegaram a viver 32 famílias

No conventillo as famílias compartilhavam os cômodos destinados aos serviços (cozinha e banheiro) e tinham seu quarto próprio.

Em 1980 foi reciclada por arquitetos famosos, e a reforma trouxe o casarão de volta ao seu estado original, e foi então inaugurada ali a galeria comercial de antiguidades e raridades chamada Galería de la Defensa ou, como se conhece atualmente: Pasaje de la Defensa.

Aristocracia Portenha

O casarão dos Ezeiza demonstra muito bem como era a vida das famílias ricas de Buenos Aires, no século XIX.
Projetada por arquitetos italianos, conta com grandes janelas emolduradas. Possui colunas apoiadas no muro, com pilastras metálicas em belo estilo grego. A parte térrea é revestida em mármore de Carrara.

Algo fundamental na casa é o “aljibe”, tradicional cisterna em estilo árabe que somente as famílias ricas conseguiam ter.

Pasaje de la Defensa - Antigo casarão histórico em San Telmo

Vale a pena a visita. O casarão Pasaje de la Defensa faz parte dos passeios sugeridos aqui pelo site.

Veja outros roteiros no bairro de San Telmo.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários neste site refletem a opinião de seus autores, e não necessariamente a visão do portal Viajari.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *

© 2020 Viajari Internacional S.R.L.