Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Coisas a fazer - geral

Um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, o Rio é internacionalmente conhecido por diversos ícones culturais e paisagísticos.

Lugares como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), fazem da cidade um lugar ímpar.

Conheça ainda o o Estádio do Maracanã, o bairro boêmio da Lapa e seus arcos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas como a da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba.

País Brasil
Exigência de Visto

De modo geral, a maioria dos cidadãos de outros países necessitam solicitar Visto para entrada no país.

Os cidadãos dos Estados Partes e dos Estados Associados do MERCOSUL não precisam de passaporte ou visto para circular pela região.

Idioma LocalPortuguês
Moeda do PaísReal

Esportes & Natureza

COMPLEXOS ESPORTIVOS

  • Complexos esportivos
  • Autódromo de Jacarepaguá
  • Centro Esportivo Miécimo da Silva
  • Cidade dos Esportes
  • Estádio do Maracanã
  • Estádio Olímpico João Havelange
  • Estádio de Remo da Lagoa
  • Estádio São Januário
  • Estádio das Laranjeiras
  • Iate Clube
  • Jockey Club Brasileiro (Hipódromo da Gávea)
  • Maracanãzinho
  • Marapendi Country Club
  • Marina da Glória

MODALIDADES MAIS PRATICADAS

  • Futebol
  • Futebol de areia
  • Vôlei de praia
  • Surfe
  • Kitesurf
  • Voo livre
  • Jiu-jítsu
  • Remo
  • Capoeira
  • Frescobol

A cidade conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado "Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera" pela UNESCO, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Complexo da Quinta da Boa Vista e o Jardim Zoológico do Rio, o Jardim Botânico, o Passeio Público, entre outros.

Imagem para Esportes & Natureza

Conheça a noite local

A noite fica espalhada por diversos pontos da cidade. O Rio tem lugares especiais para curtir a noite, com destaque para os vários aglomerados de bares e restaurantes, ótimos para happy hour, comemorações especiais ou um simples para o encontro de amigos. Esses lugares são descolados e se tornam uma opção bacana para juntar, em um mesmo espaço, vários tipos de comidas e ambientes diferentes.

Exemplo desses polos gastronômicos são o Cobal de Botafogo, onde você pode conhecer o Bar Restaurante Joaquina, e o Cobal do Leblon. Na Zona Sul, o Baixo Gávea – ponto de encontro aos domingos e às segundas-feiras.

No Centro do Rio, conheça o Arco do Teles, espaço popular para quem gosta de um happy hour. No entanto, mesmo com todas as atrações citadas, a melhor noite do Rio é na Lapa. O bairro tem diversos bares, restaurantes e casas noturnas com os mais variados estilos - e certamente uma atração para agradar você.

Imagem para Vida Noturna

Descubra a Cultura e a História local

O Rio de Janeiro herdou de seu passado uma forte vocação cultural. No final do século XIX, foram ali realizadas as primeiras sessões de cinema tupiniquins e, desde então, descortinaram-se vários ciclos de produção, os quais acabaram por inserir a produção cinematográfica carioca na vanguarda experimental e na liderança do cinema nacional.

Atualmente, o Rio aglutina os principais centros de produção da TV brasileira: o Projac da Rede Globo, o RecNov da Rede Record e o "Polo de Cinema de Jacarepaguá". Em 2006, 65% da produção do cinema nacional foi realizada exclusivamente por produtoras sediadas na cidade.

A cidade foi palco da gênese e consolidação de diversas escolas e movimentos. Escritores como Machado de Assis, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Nélida Piñon - entre outros - conduziram parte significativa de suas carreiras no Rio de Janeiro. A Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada em 1896, teve em sua concepção a atuação de Medeiros e Albuquerque, Lúcio de Mendonça e Machado de Assis.

O samba e a Marchinha de Carnaval que incorporaram com graça e verve, elementos do cotidiano carioca, floresceram e perpetuaram-se através de compositores como Noel Rosa e Ary Barroso. O samba de morro alçou voos maiores nas composições de Cartola e Ataulfo Alves.

no final dos anos 1950 irrompeu o movimento da bossa nova, que a música brasileira projetou-se, definitivamente, no exterior, tornando-se conhecida em diversas partes do mundo.À época, na condição de centro político e cultural do Brasil, circulavam pela cidade músicos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Nara Leão, Roberto Menescal, Maysa, Luís Bonfá, entre outros.

Entre os principais eventos, destacam-se o Carnaval, o Festival Internacional de Cinema, a Mostra do Filme Livre, a Bienal do Livro, o Fashion Rio, o Rock in Rio, o Anima Mundi e a festa do réveillon em Copacabana.

Quanto aos pontos de referência do turismo cultural, podem-se elencar, entre tantos, o Museu do Amanhã, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Real Gabinete Português de Leitura, o Palácio do Catete, o Riocentro, o Canecão e o Theatro Municipal.

Imagem para Cultura & História
Casa com piscina em Paraty

Casa com piscina em Paraty

Rodovia Governador Mário Covas, 52364 (Em frente à subestação da Ampla), Paraty9 / 10
Casa com 80m² situada a 2km da praia do Jabaquara e de cachoeiras. Transporte direto ao Centro (3km) Saiba Mais
Cristo Redentor

Cristo Redentor

Zona Sul do Rio de Janeiro
A estátua do Cristo Redentor está situada no topo do morro do Corcovado, Parque Nacional da Tijuca. Saiba Mais
Estádio do Maracanã

Estádio do Maracanã

Zona Norte do Rio de Janeiro
O Maracanã é um estádio de futebol inaugurado em 1950, utilizado na Copa do Mundo daquele ano e 2014 Saiba Mais
Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Zona Sul do Rio de Janeiro
O Jardim Botânico do Rio é uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade maravilhosa. Saiba Mais
Praia da Barra da Tijuca

Praia da Barra da Tijuca

Zona Oeste do Rio de Janeiro
A praia da Barra da Tijuca é a principal praia da Zona Oeste do Rio de Janeiro e a maior do estado. Saiba Mais
Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista

Zona Norte do Rio de Janeiro
A Quinta da Boa Vista é um parque localizado no Bairro Imperial de São Cristóvão, Zona Norte do Rio Saiba Mais