La Boca

La Boca

Coisas a fazer - geral

La Boca é o bairro de Buenos Aires situado no limite sudeste da cidade. Tem esse nome por estar localizado na desembocadura do Riachuelo no Rio da Prata.

O barrio é muito famoso por abrigar o estádio do clube de futebol Boca Juniors, chamado de “La Bombonera”.

Também fica em La Boca a igualmente famosa região do Caminito, que compreende algumas ruas e quadras lotadas de artes manuais e tango.

País Argentina

Esportes & Natureza

A região do Riachuelo é um dos setores da cidade mais visitados pelos turistas por estar muito vinculado à história do tango. A Vuelta de Rocha, onde o Riachuelo faz uma curva bem ampla, é um de seus lugares mais característicos, assim como o Caminito, uma "callejuela" (pequena rua estreita) imortalizada pelo tango de Juan de Dios Filiberto.

Ali os artistas de rua vendem pinturas, suvenires e artesanatos. Há sempre duplas de dançarinos de tango pelas ruas de pedra.

Um marco do bairro de La Boca é o estádio do clube Boca Juniors, chamado de La Bombonera, que reúne partidas entre vários times para enfrentar a equipe e os torcedores fervorosos do time local.

Imagem para Esportes & Natureza

Descubra a Cultura e a História local

Até o início do século XIX, o que hoje é o bairro de La Boca se manteve praticamente desabitado, sendo que entre os anos 1830 e 1852 começaram a instalar-se as primeiras famílias.

Por ser a zona de maior entrada de barcos, em fins do século XIX foram assentados na região muitos imigrantes italianos, principalmente genoveses, que deram ao bairro sua fisonomia atual. É por isso que os residentes de La Boca eram conhecidos como "Xeneizes" (uma variação de "zeneizi", ou seja, genoveses, em seu próprio dialeto). Anos depois os "hinchas" (torcedores) do clube Boca Juniors passaram a ser identificados da mesma forma.

Os imigrantes se agrupavam em "Conventillos" e pintavam suas casas com as sobras de tinta que os marinheiros traziam. Como a tinta não dava para cobrir toda a casa, eles utilizavam cores variadas para pintá-las.

Os conventillos de La Boca eram construções de chapas de metal onduladas, montadas muitas vezes sobre pilotis ou postes altos devido às frequentes inundações. Eram um tipo de moradia urbana coletiva, de aluguel comum. Cada quarto era alugado por uma família ou por um grupo de homens sozinhos. As áreas de serviço (cozinha e banheiros) eram geralmente comuns a todos os inquilinos.

Sempre havia um pátio e sacadas irregulares nos conventillos, como pode se notar até hoje no Caminito, e isto fazia com que houvesse uma mistura rica de culturas e todo tipo de cidadãos, dando origem a personagens que rondam ainda hoje a cultura popular argentina, como o bombeiro, a prostituta, o "cafishio" (que se aproveitava do esforço alheio), o anão, o bêbado e o equilibrista.

Imagem para Cultura & História

Unfortunately there are no accommodations at this location at the moment.

Caminito

Caminito

La Boca
Caminito é a reprodução da antiga região do porto de Buenos Aires, com edifícios coloridos da época. Saiba Mais
La Bombonera

La Bombonera

La Boca
La Bombonera é o estádio de um dos maiores times de futebol da América do Sul: o Club Boca Juniors. Saiba Mais