Abasto

Abasto

Coisas a fazer - geral

Em Buenos Aires sempre existiu uma grande quantidade de denominações não oficiais para algumas zonas da cidade, como Barrio Parque ou Palermo Chico.

E Abasto é mais uma dessas áreas.

O Abasto é uma zona da cidade distribuída entre os bairros de Balvanera e Almagro, que tem esse nome devido ao antigo “Mercado de Abasto de Buenos Aires”, localizado no centro deste bairro não oficial. O mercado foi fechado no ano de 1984, sendo reaberto em 1998 como Abasto Shopping.

A região do Abasto se localiza à altura do nº 3200 da Avenida Corrientes, e foi nesta zona da cidade que o cantor Carlos Gardel cresceu, o que o fez se tornar conhecido como “El Morocho del Abasto”.

O Abasto é reconhecido como um dos bairros mais tangueiros da cidade e é ali que está a Passaje Carlos Gardel, continuação da calle Humahuaca, em cuja esquina em frente ao shopping há uma estátua de Gardel e um monumento ao bandoneon, além de esculturas que de outras figuras importantes do tango como Astor Piazzolla, Tita Merello, Aníbal Troilo, Roberto Goyeneche, Alberto Castillo.

País Argentina

Conheça a noite local

O Abasto está lotado de bares e restaurantes. Talvez o mais destacado seja o El Banderín (Guardia Vieja 3601, esquina Billinghurst), aberto em 1929 como El Asturiano. Por suas mesas já passaram entre outros Angel Firpo, Adolfo Pedernera, Pascualito Pérez, e Tato Bores.

Na área também estão o El Imaginario Cultural, o Musetta Caffé, o Guarda La Vieja e muitos mais.

Cabe destacar o El Destino, bar em que costumava parar Luca Prodan quando vivia a poucos metros da esquina de Humahuaca e Gallo.

Não à toa o Abasto é o mais tangueiro dos bairros.

Imagem para Vida Noturna

Descubra a Cultura e a História local

Desde a década de 1990, os investimentos de capitais estrangeiros deram novo fôlego ao bairro, o que provocou a reabertura do antigo mercado, que foi transformado em um shopping moderno com 120 mil metros quadrados. Desde então a região recuperou seu brilho e o Abasto se transformou num centro cultural, turístico e recreativo.

Em março do ano 2000 foi inaugurada a estátua de Carlos Gardel na esquina da passagem que leva seu nome. Montada sobre um pedestal de granito vermelho de 1,60 metros, a figura que homenageia o "Morocho del Abasto" chega a 2,40 metros e foi realizada pelo escultor Mariano Pagés.

Na rua Jean Jaures 735 está localizado o Museu Casa Carlos Gardel, lugar onde viveu o famoso cantor de tango também chamado de "Zorzal Criollo", durante sua juventude junto a sua mãe Berta Gardés.

Imagem para Cultura & História

Unfortunately there are no accommodations at this location at the moment.

Não há tours disponíveis neste local.