Colonia Obrera – Um bairro de uma quadra só em Nueva Pompeya

Colonia Obrera (Nueva Pompeya)

A Colonia Obrera foi construída há 104 anos por uma associação católica para abrigar famílias de trabalhadores; tem 92 casas e os vizinhos, que estão lá há décadas, não são donos.

Numa região do bairro Nueva Pompeya, a poucas quadras do Riachuelo, um punhado de história se conserva dentro do perímetro de uma quadra. Entre quatro ruas se amontoam as 92 casas que do bairro conhecido como “Colonia Obrera”, construído há 104 anos pela Sociedade San Vicente de Paul para abrigar famílias de trabalhadores, uma associação católica beneficente fundada há um século e meio.

No centro da quadra há uma torre com um relógio e um campanário do qual se vê o panorama completo de uma arquitetura peculiar: o primeiro anel de casas que rodeia a torre fica separado do segundo por um “pasaje peatonal” (uma rua de pedestres). Outro pasaje divide ao meio a pequena quadra de Norte a Sul em dois setores: para o lado Oeste, as casas com número par, ao Leste, as de número ímpar.

No início os que mudavam para a Colônia eram todos trabalhadores da construção civil (obreros) espanhóis e italianos. Pobres, mas com dignidade. E as famílias todas muito religiosas: para entrar era preciso estar casado na igreja.

Colonia Obrera - Um bairro de uma quadra só em Nueva Pompeya

Colonia Obrera – Um bairro de uma quadra só

Normas de conduta na Colônia

Naqueles anos, as “Damas de Caridad de San Vicente de Paul” visitavam cada uma das famílias para ajudar socialmente e cuidar para que cumprissem as “normas de conducta” afixadas em um quadrinho pendurado em cada porta. Mas hoje as coisas mudaram: faz mais de 20 anos que as damas deixaram de visitar as famílias. E as casas, que antes iam sendo liberadas com a saída dos moradores, agora abriga várias gerações que não deixam mais o local.

Acontece que na Colônia nenhum dos habitantes é proprietário: pagam apenas uma “quota”, um aluguel mensal entre 300 e 500 pesos. A cada dois anos se renova o contrato e quem deseja entrar deve se inscrever numa lista de espera, mesmo que sejam poucas as chaves entregues.

Colonia Obrera - Um bairro de uma quadra só em Nueva Pompeya

Colonia Obrera – Um bairro de uma quadra só

Muitos utilizam a passagem central para cortar caminho pela quadra, mas o silêncio é mantido nas ruas internas. De vez em quando a tranquilidade é interrompida por turistas, e alguns sets de filmagem já produziram na Colônia material para séries de televisão ou cinema.

Quer conhecer a Colonia Obrera?

Veja o mapa:

Mapa da Colonia Obrera

https://goo.gl/maps/fa3FcM24hKo

Deixe uma resposta

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. Requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

*
*