A árvore mais antiga de Buenos Aires

Árvore mais antiga de Buenos Aires

Caminhar pelo bairro da Recoleta é uma experiência bastante agradável, carregada de história por todos os lados.

Passeando ali pela zona do cemitério, bem em frente à Basílica del Pilar e junto ao café La Biela, podemos encontrar uma árvore que se estima tenha sido plantada no final do século XVIII.

Alguns historiadores acreditam que veio da Índia trazido por um frei chamado Francisco de Altolaguirre, que entregou a muda a seu irmão Martín José de Altolaguirre, para que o plantasse na chácara que ele tinha na região da Recoleta.

Outras versões atribuem a plantação aos próprios padres recoletos que já estavam nessa área e que deram o nome ao bairro.

O fato é que não importa muito quem a plantou, é a árvore mais antiga de Buenos Aires e continua de pé.

Árvore mais antiga de Buenos Aires

Gomero da Recoleta – Árvore mais antiga de Buenos Aires

Antiga e frondosa

De tão antiga e grande não passa despercebida: sua base tem quase 10 metros de diâmetro, sua copa ronda os 40 metros de altura e alguns de seus ramos passam de 30 metros, o que tornou necessária a colocação de apoios de ferro para sustentá-los.

Pertencente à espécie conhecida como ficus elástica, o “gomero” se caracteriza por desenvolver raízes aéreas e fortes que permitem ficar bem ancorada no solo; este é o segredo para poder expandir seus ramos horizontais que chegam a ter mais de 1 metro de diâmetro.

A árvore mais antiga de Buenos Aires

O Gomero foi plantado no século XVIII

Localização

A árvore está onde termina a avenida Presidente Quintana, na praça Paseo Chabuca Granda, junto à Basílica del Pilar e da entrada do famoso Cemitério da Recoleta.

Deixe uma resposta

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. Requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

*
*